É fato que as metodologias de ensino estão em constantes mudanças. E é de suma importância que as escolas acompanhem esse crescimento para oferecer mais qualidade de ensino aos estudantes. Hoje nós vamos falar sobre a Educação 4.0, um conceito ligado às inovações tecnológicas que podem ser empregadas no setor educacional e transformar as técnicas de ensino. Esse novo método vem caminhando na mesma estratégia que o Google for Education que é um espaço voltado para agentes do setor da educação com ferramentas tecnológicas e digitais para quem precisa ensinar, aprender e se conectar. Essas novas influências vem trazendo desenvolvimento tecnológico nas metodologias de ensino.
Você sabe o que é a educação 4.0 e seus principais pilares?
O Ensino 4.0 é um conceito totalmente ligado à tecnologia que a protagonista das transformações que estamos vivendo nesses momentos. Tem como aspecto fundamental a inovação tecnológica e o objetivo principal é trazer os recursos tecnológicos para o cotidiano da gestão escolar, aumentando a qualidade dos processos administrativos e transformando a dinâmica das salas de aula, com a ajuda de metodologias diferenciadas.
Esse avanço traz diversos benefícios, entre eles a abertura para que os estudantes aprendam de modo prático, não se limitando aos aspectos teóricos, e tudo isso engloba aplicações voltadas a tecnologia. O objetivo é desenvolver habilidades variadas, como autonomia e pensamento crítico, não permitindo que o processo de aprendizagem seja somente uma replicação de conhecimento.
Além disso, essa mudança traz quatro referenciais teórico-tecnológicos para a Educação 4.0 dão a sustentação para um processo de ensino continuado:
- O primeiro, o modelo sistêmico, é a avaliação que as instituições devem fazer do cenário atual, onde pretendem chegar e qual estratégia será usada na elaboração de um plano de inovação efetivo.
- O segundo pilar propõe uma mudança do senso comum para a busca por referenciais teóricos baseados em uma educação científica tecnológica, que formarão uma base sólida para a elaboração das aulas.
- O terceiro trata da Engenharia e gestão do conhecimento e refere-se ao estudo das competências e habilidades dos alunos.
- Enquanto o quarto, cibercultura, está relacionado com a preparação dos espaços de aprendizagem, para que sirvam ao propósito da Educação 4.0.