A instalação da internet fibra óptica deve estar de acordo com padrões técnicos vigentes. Tipo de cabo, suportes, posicionamento da estrutura, bem com os dispositivos utilizados podem influenciar a qualidade da conexão e, por isso, esse serviço deve ser realizado por empresas especializadas.
Planos de alta velocidade com preços acessíveis, bem como maior segurança e estabilidade na transmissão das informações, são as principais razões para o crescimento da procura e do investimento nesse tipo de tecnologia.
Embora tenha chegado relativamente tarde no país, a cobertura de fibra óptica no Brasil cresceu extremamente rápido nos últimos anos. De acordo com dados da Anatel (2021), a infraestrutura de fibra já atende a 82,3% dos municípios brasileiros e deve crescer cerca de 27%, até 2025.
Entretanto, você já parou para pensar em como a fibra óptica funciona e o que a torna tão especial? É exatamente isso que discutimos nos tópicos a seguir. Continue a leitura e saiba tudo sobre essa inovação!
Qual é o grande diferencial da internet fibra óptica?
Para que o sinal chegue com a performance esperada nas casas e organizações, uma grande rede de distribuição é necessária. Os dados que chegam e são enviados pelos dispositivos em sua casa percorrem longas distâncias em altíssimas velocidades, por meio de cabos aéreos e subterrâneos.
Para se ter uma ideia, o cabeamento de cobre, utilizado nas antigas instalações de banda larga, permite uma velocidade média de 10 Mbps. Já as redes comerciais atuais de fibra óptica são capazes de atingir transmissões de até 40 Gbps — cerca de 4.000 vezes mais rápida!
O céu é limite para essa tecnologia. Com sistemas especiais e amplificadores de sinal, pesquisadores já conseguiram atingir conexões de 178,08 terabits por segundo utilizando a fibra.
Esses números implicam dizer que, nesse tipo de instalação de internet, o limite de velocidade de transmissão não é mais um problema, como era no passado, com as redes tradicionais, que também estão sujeitas às mais diversas interferências.
O único ponto negativo está na sensibilidade da fibra. Seu filamento é fabricado a partir de vidro ou plástico extrudado e seu diâmetro é equiparável a um fio de cabelo. Por isso, o cabo deve ser manuseado com muito cuidado, inclusive, nas residências. É fundamental mantê-lo fora do alcance de animais ou crianças e posicioná-lo de modo que não corra risco de ser dobrado ou desconectado do modem.
Por que a fibra óptica é tão rápida e estável?
Como dito, os tradicionais cabeamentos de cobre sofrem diversas interferências eletromagnéticas. Sua transmissão pode ser severamente afetada por outras redes e pela distância entre a central de fornecimento e o cliente.
A instalação de internet fibra óptica não está sujeita a tais problemas, pois o cabeamento é revestido por materiais dielétricos (isolantes). Sem perdas, a conexão se mantém forte e estável, mesmo a longas distâncias.
Entretanto, seu verdadeiro diferencial está na transmissão de dados, que é feita por meio de feixes de luz. Conversores integrados transformam a informação da internet, telefone, rádio ou TV em luz, uma onda eletromagnética que se propaga com enorme facilidade pela fibra.
O alto desempenho da tecnologia, porém, depende da integridade de toda a rede. Como a transmissão de dados está relacionada à reflexão interna total da luz, não pode haver dobramentos ou curvas bruscas no cabeamento, e as conexões devem ser realizadas com altíssima precisão.