Com o desenvolvimento digital, provindo da evolução e surgimento de diversas tecnologias, processos de gestão baseados na tecnologia da informação são imprescindíveis nas organizações de todo o mundo.
A tecnologia da informação cresce devido principalmente à necessidade de inovação das empresas, motivo que as faz estarem cada dia mais presentes no meio digital, o que também leva a exigência de se investir em processos e sistemas de segurança da informação.
O que é tecnologia da informação?
Também conhecida como TI, a tecnologia da informação pode ser entendida como uma série de atividades e soluções que são feitas através de recursos computacionais.
Estes, por sua vez, podem possuir algum dos seguintes objetivos e finalidades:
- obtenção;
- armazenamento;
- proteção;
- processamento;
- acesso;
- gerenciamento;
- uso de informações e dados de uma pessoa, seja ela física ou jurídica.
É necessário ter em mente que a Informação é composta por dados que se encontram organizados de uma forma lógica e inteligível por seres humanos.
Afinal, entendendo isso se torna mais fácil compreender o papel da TI, uma vez que a informação descreve eventos, objetos e até acontecimentos.
Além disso, muitos afirmam que aqueles que acessam às informações, detém também o poder. Ou seja, quanto mais dados ou informações aquela determinada empresa tem, mais conhecimento e poderosa ela será.
O domínio dos dados facilita a tomada de decisões, tornando então mais fácil analisar prejuízos ou benefícios.
Os profissionais de TI, por sua vez, propõem atividades e soluções que irão facilitar a organização desses dados que serão utilizados por toda a empresa.
Enxergamos, portanto, a importância dessa área. E dentre as soluções propostas para captar e armazenar os dados, podemos citar hardwares, e softwares.
Dentre eles, temos como hardware:
- computadores e notebooks;
- tablets;
- storages;
- servidores;
- smartphones;
- equipamentos como roteadores e switches, os chamados equipamentos de redes;
- impressoras; e
- leitores de código de barra.
Já os softwares são os sistemas operacionais, aplicativos, protocolos de comunicação e até mesmo aplicações de segurança, como antivírus.
Todos eles, cada um a sua medida, são importantes para que o profissional consiga reverter contratempos.
O que é feito na área de tecnologia da informação?

Existem dois pontos diferentes no que tange à tecnologia da informação (TI). Um deles é justamente o que o profissional pode fazer, e o outro é quais cargos ou áreas de atuação um profissional de TI pode assumir — o que exploraremos mais a frente neste artigo.
O primeiro ponto sobre esse profissional é que sua atuação é importante para empresas de qualquer tamanho.
Afinal, buscar inovação tecnológica e estar de acordo com as legislações é essencial para desde empresas de pequeno porte às multinacionais. Principalmente as que almejam crescimento e competitividade.
O profissional de TI propõe melhorias e novas soluções de tecnologia e processos para que a empresa utilize os melhores softwares e hardwares.
Isso a fim de proporcionar aos funcionários de uma determinada empresa facilidade e qualidade na execução do seu trabalho de forma segura e eficiente.
Além disso, monitora as tecnologias de processamento de dados, auxilia na parte relacionada a uso, manutenção (preventiva e corretiva) de softwares e hardwares, como também em Segurança da Informação, Computação em Nuvem e Proteção de Dados.
Por muito tempo esse profissional era conhecido como quem resolvia problemas técnicos dentro de uma empresa.
Atualmente, no entanto, a sua atuação vai muito além. Munido pela evolução do mercado, os profissionais de TI podem impactar nas estratégias da empresa.
Dessa forma, é importante manter a comunicação constante com outras áreas da instituição.
Por isso, o aconselhado é que estejam sempre preparados para os orientar não somente quanto ao uso de softwares bem como na implementação e administração de novos sistemas.
E o intuito aqui, por sua vez, é o de impulsionar as atividades de todos os colaboradores da empresa.
Conhecimentos necessários para o profissional de TI
Os conhecimentos básicos da profissão, primeiramente são:
- compreensão da empresa;
- criatividade;
- dedicação;
- dinamismo;
- domínio de outras línguas;
- gestão de projetos;
- pensamento analítico; e
- visão de negócios.
Tendo em vista que este profissional está em constante contato com outras áreas da empresa, é aconselhado que ele tenha entendimento sobre:
- ambiente;
- cultura organizacional;
- estratégia;
- gestão; e
- processos.
Estas devem ser somadas às habilidades fundamentais para que o profissional se destaque dentro da empresa.
Agora, algo que oferece grande auxílio para pessoas nessa área são as certificações.
Afinal, através delas é possível se especializar em um determinado assunto, dominando-o e passando maior confiança ao tratar de tal tema dentro da empresa.