Na área de sistemas de monitoramento e segurança eletrônica, CFTV é a sigla utilizada para Circuito Fechado de TV, que teve origem na sigla em inglês para o mesmo serviço, o CCTV (Closed Circuit Television).
Mas na prática o que é CFTV? O Circuito Fechado de TV nada mais é do que um sistema de monitoramento interno, realizado através de câmeras distribuídas e conectadas a um sistema central, que disponibiliza as imagens através de monitores assim como realiza a gravação desses registros.
O CFTV é utilizado principalmente para monitoramento e vigilância, visando registrar incidentes de segurança, vandalismo, comportamento indevido e diversas outras ocorrências. No entanto vem sendo muito utilizado também para outros fins, como monitoramento viário, para fins ambientais, comportamentais, segurança do trabalho, entre outros.
Através do uso do CFTV é possível que uma equipe de segurança monitore em tempo real e até remotamente o que está acontecendo em cada ambiente, 24 horas por dia, e tome as ações necessárias quando alguma anormalidade é detectada.
Além disso, ele possibilita que as imagens registradas fiquem gravadas e que possam ser analisadas posteriormente, auxiliando na identificação de suspeitos e até sendo utilizadas como provas em processos legais.
Outra vantagem é que a presença de um sistema CFTV, principalmente devido às câmeras, inibe a ação de criminosos e pessoas mal intencionadas, pois fica claro que tudo que está sendo feito naquele ambiente está sendo monitorado e registrado.
EQUIPAMENTOS DE CAPTAÇÃO DE IMAGEM E ÁUDIO
Responsável por captar as imagens e em alguns casos os sons do ambiente, aqui entram em ação as câmeras e microfones.
São diversos tipos de câmeras analógicas e digitais no mercado, cada uma adequada para cada ambiente e situação. Elas se diferenciam pelo alcance, qualidade da imagem, movimentação, aparência e diversas outras características que vamos detalhar em um artigo específico.
CABEAMENTO
As câmeras e os sistemas de controle são conectados através de cabos. Sistemas analógicos utilizam cabos coaxiais enquanto que o sistema digital cabos de rede UTP, o mesmo usado para computadores. Em casos específicos pode ser utilizada também a fibra-ótica para os sistemas digitais.
EQUIPAMENTOS DE GERENCIAMENTO E ARMAZENAMENTO
Esse é o equipamento que vai centralizar as imagens recebidas pelas diversas câmeras, disponibilizar para os monitores e outros dispositivos de acesso, além de realizar a gravação das informações para uma eventual consulta futura.
No caso de sistemas analógicos o aparelho utilizado é DVR (Digital Vídeo Recorder), que por padrão trabalha apenas com imagens enviadas por câmeras analógicas. Já o NVR (Network Vídeo Recorder) é utilizado em sistemas digitais, com imagens via IP. O meio termo são os HVRs, Hybrid Vídeo Recorders, que tem a capacidade de trabalhar de maneira híbrida com os dois tipos de câmera.