É muito comum escutarmos o termo “salva na nuvem”, mas afinal, você sabe o que é um armazenamento na nuvem ou servidor local?
O termo Armazenamento na nuvem ou servidor local se refere a serviços e computadores conectados a uma rede. Enquanto um servidor local é um computador conectado a uma rede LAN, um servidor remoto precisa de linhas de comunicação de terceiros para ser acessado.
O que é um armazenamento na nuvem?
Muito utilizado em empresas, o armazenamento na nuvem é um recurso onde todos os documentos são centralizados, hospedados e fornecidos em uma rede e acessados sob demanda por vários usuários. Os servidores de nuvem podem executar todas as funções de um servidor físico tradicional, proporcionando aplicativos, armazenamento e poder de processamento.
O que é um servidor local
Quando falamos de servidor local, nos referimos a um equipamento com alta capacidade de armazenamento, que está localizado fisicamente nas instalações da empresa e atende requisições de um cliente na rede local ou LAN. Esses servidores podem também estar conectados à internet, prestando algum tipo de serviço como acesso aos programas e dados a colaboradores que fazem trabalho remoto.
Armazenamento na nuvem ou servidor local?
O servidor local é o modelo mais tradicional para o uso de tecnologia nas empresas. Nele, a empresa armazena arquivos e os disponibiliza internamente. Já o armazenamento na nuvem define qualquer serviço contratado que oferece os mesmos recursos computacionais de equipamentos como servidores e storages remotamente, via internet. Nesse caso, a infraestrutura é mantida por uma empresa terceirizada e disponibilizada para o cliente mediante um controle de acesso.